top of page

Tema 1

Biologia Molecular: Análises in silico

Descrição

​

Exercício 1 a 3: Recorrendo à plataforma bioinformática "In silico simulation of molecular biology experiments" será feita a análise das enzimas de restrição e o seu funcionamento, assim como a simulação in silico de experiências com recurso à técnica de PCR. Apesar das potencialidades desta plataforma serem mais alargadas, será dado ênfase a duas aplicações que vão de encontro a tópicos curriculares atuais: i) Amplificação por PCR, tendo como objetivo a reconstituição e confirmação in silico de uma experiência de diagnóstico de bactérias patogénicas reportada num artigo científico; e ii) A elaboração de mapas de restrição de genomas de diferentes estirpes bacterianas com diferentes enzimas de restrição. 

​

Exercício 4 a 6: Serão exploradas ferramentas de análise de sequências de DNA. Recursos bioinformáticos, nomeadamente o NCBI ORF finder e o chamado BLAST, serão usados para análise de uma sequência de DNA cuja função é desconhecida. Será possível identificar os genes putativos e suas funções, comparando com sequências já conhecidas. Este conhecimento contribuirá para uma abordagem holística de noções básicas como genoma, gene e a importância de regiões intergénicas.

​

Destinatários

​

​

12ºano: Módulo 1: Reprodução e Património Genético – 3.2. Organização e regulação do material genético: os cromossomas como entidades que contêm genes; o papel dos operões para os seres procariontes e dos componentes intervenientes em mecanismos de regulação;

Tema 4 - Alterações do Material Genético: 4.2. Fundamentos da Engenharia Genética: importância das enzimas de restrição como ferramentas da engenharia genética.

​

Mendes, A., Rebelo, D., & Pinheiro, E. (Outubro de 2004). Biologia 12ºano - Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Portugal: Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

​

​

​

Exercícios para Download
Apresentação de Apoio

Determinar a especificidade de primers para deteção de S. aureus

Determinar a especificidade de primers para deteção de Salmonella spp.

Elaborar mapas de restrição

Aceder a uma sequência de DNA

Identificação de ORF’s 

Das ORF’s a genes putativos

bottom of page